Seminário Brasileiro | Curitiba - PR

Acolhimento Institucional e Familiar de Crianças e Adolescentes

Objetivo do Evento

Promover debates sobre os avanços e desafios do Acolhimento Institucional e Familiar, possibilitando através das temáticas do Seminário e oficinas práticas a reflexão e sensibilização dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.

educadores_edited_edited.png
metodologia.png

Metodologia:

Aulas expositivas e dialogadas, com recursos de multimídia, mesa de debates.

publico-alvo.png

Público-Alvo:

Coordenadores, Equipe Técnica, Orientadores Sociais dos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar, Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescentes e Tutelares e demais interessados.

Docentes:

Dra. Caroline Buosi:

Doutora em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento pela PUC/SP, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, é Pós graduada em Psicologia Analítico Comportamental pela UNIPAR, Pós Graduada em Educação a Distância pela OPET e possui MBA em Recursos Humanos pela UNIOESTE. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (2007) e graduação em Psicologia pela Universidade Paranaense (2006), e atualmente está com a graduação de Pedagogia em andamento. Atualmente atua como coordenadora do curso de Psicologia da UNIVEL, na qual coordenou o processo de autorização com nota máxima no MEC. Também foi coordenadora do curso de Direito da UNIVEL durante 4 anos (2015 a 2018). É psicóloga clínica e psicóloga jurídica. Foi coordenadora durante 6 anos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da mesma instituição. Nesse período também trabalhou como Psicóloga Organizacional e Gerente de Recursos Humanos do Centro Universitário UNIVEL, além de exercer atualmente a função de docente do Mestrado em Direito e da Graduação em Psicologia e em Direito nesta mesma instituição desde 2009, além de outros cursos presenciais e EAD. Foi coordenadora do Projeto de Extensão -Combatendo a Violência Infantil - de 2012 a 2015 do Projeto de Extensão - Combatendo e a Violência contra a mulher- e - Guarda e Alienação Parental -até os dias atuais e dos Projetos de Pesquisa sobre Acolhimento Familiar e Alienação Parental em 2017 e 2018. Atua como psicóloga forense e clínica desde 2007 e é escritora do livro Alienação Parental: uma interface entre o Direito e Psicologia, lançado em 2012 pela Editora Juruá. É avaliadora educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC realizando avaliações em todo o Brasil há mais de 4 anos.


Esp. Isabel Bittencourt:

Formada em Serviço Social pela UFSC (1992). Especialista em Recursos Humanos pela UFSC/SC (1994). Especialista em Metodologia de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes pela PUC/PR (2012). Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento pela PUCRS (2021). Coach Profissional, formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (2016). Coaching Ericksoniano, pelo IBC (2017). Especialista Emocional, pela SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (2017). Trabalhou por 23 anos como Assistente Social no Poder Judiciário de Santa Catarina/Comarca de São Bento do Sul. Antes disso atuou no Serviço Público Municipal e no Setor Privado. Membro do Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (2005). Membro do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (2016). Fundadora do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção e à convivência familiar - Gerando Amor de São Bento do Sul/SC (1999). Atuação na implantação do Serviço de Família Acolhedora de São Bento do Sul (2002) e de Campo Alegre (2007). Trabalhou há mais de 18 anos na organização de eventos, assessoria, capacitação e palestras sobre os Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar, adoção e outros temas na área da Família, Infância e Juventude. Criadora e instrutora do Curso Online Família Acolhedora – o 1º curso online sobre família acolhedora no Brasil (2018 e 2019). Artigos publicados na área do acolhimento familiar e adoção.


Dra. Jane Valente:

Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo, Especialista em Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente pelo LACRI USP, Formação em Atendimento a Casal e Família pela Psiquiatria Médica da UNICAMP, Terapeuta Familiar pelo ITFC. Formação em Liderança Executiva para a Primeira Infância, Harvard (EUA) 2017. Membro do Grupo de Trabalho Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária desde 2005 (Hoje MNCFC). Consultora da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar (RELAF) desde 2005. Secretária Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas (SP) entre 2013 e 2017. Coordenadora do Plano Municipal pela Primeira Infância – PIC 2018. Membro da Coalizão Nacional. Pesquisadora no NEPP/UNICAMP.


Me. Janice Merigo:

Assistente Social, Especialista em Serviço Social Competências Profissionais, Mestre em Serviço Social, Assistente Social na Federação Catarinense de Municípios – FECAM (desde 2009), Assistente Social no Município de Dionísio Cerqueira e Palhoça, Docente do Curso de Serviço Social da UNIFRA (RS) e UNISUL (SC) – 2002 a 2016, Docente em Cursos de Pós-graduação, Coordenadora de Formação da Escola de Gestão Pública Municipal (2008 a 2015), Organizadora do Livro “O Sistema Único de Assistência Social em Santa Catarina: avanços e desafios a partir das experiências municipais (2013), Ministrou os Cursos de Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e Introdutório ao Provimento de Serviços e benefícios, junto a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (CAPACITASUAS), no Estado de Santa Catarina/SC, Rio Grande do Sul/RS, Pará/PA e São Paulo/SC, Coordena os Grupos de Trabalho Interinstitucional, sobre Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e do Grupo Interinstitucional do Fundo da Infância e Adolescência – FIA em SC, Membro dos Grupos de Trabalho coordenados pelo Ministério Público: Conselhos Tutelares, Protocolo de Atendimento ao Idoso Vítima de Violência e sobre o Serviço de Família Acolhedora para Idosos e Pessoas com Deficiência, Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social CEAS (2009/2012), Conselheira Estadual de Assistência Social (2019-2021), Membro da Comissão de Organização da Conferência Estadual de Santa Catarina (2019), Membro do Grupo Estadual sobre a Escuta Especializada coordenadora pelo Ministério Público (desde 2017).


Esp. Liliane Pereira da Silveira:

Assistente Social, pós-graduada em Gestão Ambiental – FUCAP. É assistente social há 5 anos na área da educação no município de Criciúma, em uma instituição filantrópica atuando interdisciplinarmente em atividades de ingresso, atendimento a estudantes e famílias, processos formativos e atuação no território. Possui experiência na gestão e proteção social básica da Política de Assistência Social, e em espaços de representação e incidência de políticas públicas.


Me. Natalia Figueiredo:

Assistente Social (ESS/UFF). Doutoranda em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Mestre em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Diretora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RJ) nas gestões "Quem Cede a Vez Não Quer Vitória" (2020-2023) e "Não Temos Tempo de Temer" (2017-2020). Servidora pública do Município de São Gonçalo. Professora do Curso de Especialização em Pedagogia Social FE/UFF. Vencedora do IX Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social na categoria “Trabalhos em Serviço Social”. Assessora Técnica para Serviços de Acolhimento, atuando a mais de 12 anos na área.


Me. Neusa Cerutti:

Assistente Social, Bacharel em Direito, e pesquisadora da área da infância e juventude pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, vinculada ao CNPQ. Mestranda em Serviço Social pela UNIOESTE, Coordenou o Serviço de Acolhimento Familiar de Cascavel, durante 11 anos; Palestrante em eventos Nacionais e internacionais. Trabalhou na implantação do Serviço de Acolhimento Familiar em 60 municípios brasileiros, é Especialista em Fundamentos do Trabalho do assistente social e especialista em prevenção a violência intrafamiliar contra a criança eo adolescente - Cascavel, Brasil Título: O Serviço de Acolhimento Familiar no Município de Cascavel, Ano de obtenção: 2010 Orientador: Zelimar Soares Bidarra Especialização em Trabalho de enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes – 2013. Formação complementar 2015-2017 Graduação em Direito 2008 – 2008. Curso de curta duração em Capacitação do Sistema de Garantia de Direitos; Curso de curta duração em Capacitação para Núcleos de Defesa. 2007 - 2007 Curso de curta duração em Programa de Capacitação na Área da Criança e Adolescente. Programa de Apoio às Políticas Sociais/PAPS -, UNIOESTE, Brasil. 2006 - 2006 Curso de curta duração em Capacitação para Enfrentamento à Violência. 2006 – 2006 Curso de curta duração em Atendimento Psicossocial às Crianças e Adolescentes. 2001 - 2001 Curso de curta duração em Treinamento de Redução de Danos. 2001 - 2001 Curso de curta duração em Estágio Supervisionado em Redução de Danos. 2001 - 2001 Curso de curta duração em Prevenção ao Uso de Drogas.


Dr. Sérgio Kreuz:

Magistrado do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná; especialista em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa; graduado pela Universidade Federal do Paraná; Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude (ABRAMINJ); Instituto Brasileiro de Direitos da Criança e do Adolescente (IBDCRIA-ABMP); do Conselho de Supervisão das Varas de Infância e Juventude do Estado do Paraná (CONSIJ); da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA-PR); professor da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST); Autor do livro: Direito à Convivência Familiar da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais, Princípios Constitucionais e Alternativas ao Acolhimento Institucional (Juruá, 2012).

Educadores-Acolhimento.png
POR-QUE-FAZER-COM-O-CAIRO.png
pq-fazer-1.png

Metodologia pensada para oportunizar a troca de conhecimento, prática e uso de tecnologias

pq-fazer-4.png

Material Digital sempre atualizado e seguindo às necessidades cotidianas de nosso público-alvo

pq-fazer-7.png

Certificados sempre disponíveis On-line com validade para todo território brasileiro

pq-fazer-2.png

Rápida contratação. Nos especializamos em agilizar a contrataçãode nosso serviço. Desde a disponibilidade da documentação e para dispensa de licitação, quanto outras solicitações.

pq-fazer-5.png

Coordenadores de sala sempre presentes para todo suporte

pq-fazer-8.png

Atendimento Humanizado, nossa Equipe sempre irá analisar a melhor proposta para viabilizar sua participação

pq-fazer-3.png

Docentes altamente especializados que validam a nossa missão e compromisso com a excelência técnica e prática.

pq-fazer-6.png

Replay disponível por 7 dias,
e grupo exclusivo com os Docentes para dúvidas
pós curso

pq-fazer-9.png

Aula presencial para imersão profunda acerca das temáticas mais relevantes

PENSE FORA DA CAIXA, O CONHECIMENTO LIBERTA!