Seminário Brasileiro

Psicologia no SUAS

Objetivo do Evento

Elucidar e debater acerca da atuação das(os) trabalhadoras(es) psicólogas(os) do SUAS, considerando o compromisso ético e social frente às diferentes demandas.

educadores_edited_edited.png
metodologia.png

Metodologia:

Aulas expositivas e dialogadas através da plataforma on-line, com recursos de multimídia e exemplos práticos.

publico-alvo.png

Público-Alvo:

Trabalhadores Psicólogas e Psicólogos dos diferentes níveis de proteção social do SUAS, estudantes de Psicologia e demais interessados.

Docentes:

Elisângela Franco: Psicóloga. Mestre em Psicologia Social – processos psicossociais pela PUC Minas com a dissertação “O trabalho no CRAS em municípios de pequeno porte: a perspectiva das assistentes sociais e psicólogas.” Especialista em Psicanálise (PUC- Minas). Foi coordenadora de entidade socioassistencial em atendimento à adolescentes, psicóloga da prefeitura municipal de Poços de Caldas, técnica em projetos habitacionais de interesse popular, coordenadora de proteção social especial de alta complexidade em Poços de Caldas e técnica de apoio aos municípios da região de Poços de Caldas pela SEDESE-MG (Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social de minas Gerais). Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) na gestão 2008-2010 e conselheira municipal de Saúde, assistência Social e Políticas sobre Drogas. Coordenadora e professora da Pós-graduação em Políticas Sociais – SUAS na PUC Minas – Campus Poços de Caldas (2018-2021). Educadora social no projeto “Por Oportunidades e Direitos, Agora”, junto á Frente Mineira dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (2020-2021). A partir de 2019 é prestadora de serviços de apoio à implantação e execução do SUAS municípios e qualificação de Conselhos de direito e Conselhos Tutelares.

Fernanda de Oliveira Maia: Psicóloga,Especialista em Sistema Único de Assistência Social - SUAS pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC; Especialista em Análise Transacional; Pós-graduanda em Psicologia Jurídica; Atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de Criciúma, atuando na Secretaria Municipal de Assistência Social em CREAS no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; Ministra cursos na área de violação de direitos contra crianças e adolescentes, mulheres e pessoas com deficiência. Já atuou como: Coordenadora da Proteção Social Especial; Coordenadora de monitoramento do Programa Projovem Trabalhador na Secretaria Municipal de Assistência Social de Criciúma; Facilitadora em CRAS no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares – SCFV e Projovem Adolescente.

Joari Carvalho: Psicólogo (CRP 06/88775). Graduação em psicologia e mestrado em psicologia social (IPUSP). Atuação como psicólogo social na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano – SP (desde 2008).

Maria Cláudia Goulart da Silva: Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Maria Cláudia Goulart da Silva é especialista em Violência Doméstica pela USP (2006). Trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis desde o ano de 2003, onde iniciou como estagiária e posteriormente contratada como terceirizada pela AFLOV onde foi a 1a Coordenadora do Centro de Educação Complementar do Novo Horizonte. Em 2012 como concursada da Prefeitura iniciou no Abrigo de Adolescentes, depois atuou em 2 CRAS, foi diretora de Proteção Social Básica em 2017. Assumiu interinamente a Secretaria de Assistência Social em setembro a outubro de 2018, sendo nomeada Secretária em janeiro de 2019 onde atua até os dias de hoje. Foi Membro fundadora da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social, sendo a primeira presidente da organização. Atuou também em espaços de controle social como Conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social- SC, onde coordenou a Comissão de Benefícios e Bolsa Família. Foi membro fundador do Fórum Municipal de Trabalhadores do SUAS e representante no Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS. Foi Psicóloga convidada na CONPAS- Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia, foi colaboradora na elaboração dos Parâmetros para Atuação dos Psicólogos na Assistência Social. Desde 2021, foi eleita Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina. Como secretária, implantou importantes serviços no município: Passarela da Cidadania, Resgate Social e Família Acolhedora. Além dos benefícios do Desacolhimento e o Programa Municipal de Transferência de Renda Emergencial - AME FLORIPA e projeto de implantação do Restaurante Popular de Florianópolis.

Rozana Fonseca: Psicóloga (CRP03/6262), graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/Barbacena (2008). Especialista em Gestão Social pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade - PPGES pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Integrante do grupo de pesquisa Práxis - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas na assistência social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Criadora e editora do Blog Psicologia no SUAS (Blog de referência nacional na área de psicologia e assistência social - desde 2010). Integrante do projeto-movimento Educomunicação e Assistência Social e Mãe da Izabela de 4 anos.

Silvana Bentz de Oliveira: Psicóloga, psicoterapeuta, mestre e doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Exerceu o cargo de Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2019). Terapeuta de casais e família. Foi docente universitária e em nível de pós-graduação. É servidora pública e psicóloga no CRAS do município de Osório.




Educadores-Acolhimento.png
POR-QUE-FAZER-COM-O-CAIRO.png
pq-fazer-1.png

Metodologia pensada para oportunizar a troca de conhecimento, prática e uso de tecnologias

pq-fazer-4.png

Material Digital sempre atualizado e seguindo às necessidades cotidianas de nosso público-alvo

pq-fazer-7.png

Plataforma simples e prática para acesso as aulas

pq-fazer-2.png

Rápida contratação. Nos especializamos em agilizar a contrataçãode nosso serviço. Desde a disponibilidade da documentação e para dispensa de licitação, quanto outras solicitações.

pq-fazer-5.png

Coordenador de sala virtual durante toda a Capacitação para o suporte aos participantes

pq-fazer-8.png

Atendimento Humanizado, nossa Equipe sempre irá analisar a melhor proposta para viabilizar sua participação

pq-fazer-3.png

Docentes altamente especializados que validam a nossa missão e compromisso com a excelência técnica e prática.

pq-fazer-6.png

Replay disponível por 7 dias,
e grupo exclusivo com os Docentes para dúvidas
pós curso

pq-fazer-9.png

Aulas on-line 100% ao vivo para qualquer smartphone

PENSE FORA DA CAIXA, O CONHECIMENTO LIBERTA!