top of page

2º Seminário Brasileiro

Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes - São Paulo / SP

Objetivo:

Promover debates sobre os avanços e desafios do Acolhimento Institucional, possibilitando através das temáticas do Seminário e oficinas práticas a reflexão e sensibilização dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.

ABORDAGEM-SOCIAL_edited.png
metodologia.png

Metodologia:

Oficinas: Tem como objetivo promover conhecimento básico através de imersão e aprofundamento nas temáticas propostas. O participante deverá escolher uma das duas oficinas para participar. Elas acontecerão simultaneamente. As oficinas são exclusivas para os participantes na modalidade presencial.

publico-alvo.png

Público-Alvo:

Coordenadores, Equipe Técnica, Orientadores Sociais dos Serviços de Acolhimento Institucional, Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescentes e Tutelares, atores do SGD e demais interessados.

Docentes:

Educadores-Acolhimento.png

Júlio César Vieira Guimarães, psicólogo, com especialização em psicologia social, atuando na área da infância e adolescência há mais de 25 anos e mais especificamente com criança e adolescente acolhidos sob medida de proteção (Art. 102 do ECA) desde 2000. Participou como especialista convidado da área junto ao Ministério do Desenvolvimento Social na elaboração do Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Membro do GT Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária por São Paulo onde coordenou o reordenamento de 6 abrigos para criança e adolescente da Liga Solidária, organização social não governamental de grande porte de SP e trabalha como supervisor técnico para organização social que desenvolve serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

Luciana Cassarino-Perez, Psicóloga (UFPR), mestre e doutora em psicologia (UFRGS). Docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Consultora de pesquisa nas áreas da infância, adolescência e juventude em situação de risco e vulnerabilidade. Membro da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora e co-autora do Guia de Acolhimento Familiar. Atualmente seus estudos concentram-se nos temas de acolhimento familiar e institucional e transição entre o acolhimento e a vida adulta.

Luciano Machado de Souza, Doutor em Direito (UFPR/2016). Mestre em Direito (UFPR/2011). Especialista em Filosofia (Unioeste/2007). Especialista em Direito Público (UFPR/2004). Bacharel em Direito (Faculdade de Direito de Curitiba/1997). Promotor de Justiça no Paraná (1997). Docente na Escola da Magistratura do Paraná - Núcleo de Cascavel (2004) -, e na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2012).

Michele Bombarda Valladares Luiz, Assistente Social, especializada em Políticas de Atendimento a Crianças e Adolescentes, pós-graduada em Assessoria, Perícia e Gestão em Serviço Social e Perita Social, com experiência de 11 anos no 3º setor, vêm se dedicar a Michele Bombarda Consultoria, que tem como missão promover e colaborar com o desenvolvimento e proteção integral dos direitos humanos da criança e do adolescente com foco na Implementação do Programa de Apadrinhamento Afetivo e capacitações para Organizações de Acolhimento. Cabe ressaltar, que a profissional realizou a Implementação do Programa de Apadrinhamento Afetivo da cidade de Limeira – SP, bem como seu acompanhamento desde 2016, e na cidade de Lages –SC no ano de 2022.

Natalia Figueiredo, Assistente Social (ESS/UFF). Doutoranda em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Mestre em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Diretora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RJ) nas gestões "Quem Cede a Vez Não Quer Vitória" (2020-2023) e "Não Temos Tempo de Temer" (2017-2020). Servidora pública do Município de São Gonçalo. Professora do Curso de Especialização em Pedagogia Social FE/UFF. Vencedora do IX Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social na categoria “Trabalhos em Serviço Social”. Assessora Técnica para Serviços de Acolhimento, atuando a mais de 12 anos na área.

Silvia Aline Silva Ferreira: Assistente Social e Pedagoga. Doutoranda em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente/SP. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNOESTE/SP. Pós Graduada em Trabalho Social com Famílias pela FACON/SP. Pós Graduada em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais pela EAD da UNB e Docência do Ensino Superior pela FAINC de Santo André. Docente universitária. Atuou como Especialista em Desenvolvimento Social na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo com sede em Dracena de 2008 a 2017. Atua como facilitadora do Programa Capacitasuas no Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul pela UNILINS (2014 a 2019). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, política pública, medidas socioeducativas, gestão social, gestão financeira, território, vigilância socioassistencial e implementação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Palestrante. Conferencista. Assessora e Consultora de Políticas Públicas.

POR-QUE-FAZER-COM-O-CAIRO.png
pq-fazer-1.png

Metodologia pensada para oportunizar a troca de conhecimento, prática e uso de tecnologias

pq-fazer-4.png

Material Digital sempre atualizado e seguindo às necessidades cotidianas de nosso público-alvo

pq-fazer-7.png

Plataforma para acesso ao Certificado simples e prática para acesso as aulas

pq-fazer-2.png

Rápida contratação. Nos especializamos em agilizar a contrataçãode nosso serviço. Desde a disponibilidade da documentação e para dispensa de licitação, quanto outras solicitações.

pq-fazer-5.png

Coordenador de sala presencialmente durante todo o Evento para o suporte aos participantes

pq-fazer-8.png

Atendimento Humanizado, nossa Equipe sempre irá analisar a melhor proposta para viabilizar sua participação

pq-fazer-3.png

Docentes altamente especializados que validam a nossa missão e compromisso com a excelência técnica e prática.

pq-fazer-6.png

Grupo exclusivo com os Docentes para dúvidas após o curso.

pq-fazer-9.png

Fortalece o espírito de equipe, aumenta a motivação e engajamento dos participantes, que desejam colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

PENSE FORA DA CAIXA, O CONHECIMENTO LIBERTA!

bottom of page