top of page
logo-seminario-acolhimento-2024.png

26 a 28 de junho | On-line

MESAA.png

Participe deste Seminário que irá impactar sua percepção sobre o acolhimento em uma perspectiva nacional. O Acolhimento de Crianças e Adolescentes tratado de forma conjunta e complementar.

O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMILIAR pensados para transformar. Junte-se a nós nessa jornada singular de aprender, compartilhar e inspirar.

logo-seminario-acolhimento-2024.png

CONVERSE COM O CONSULTOR EXCLUSIVO DESTE
SEMINÁRIO PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Os grandes nomes que representam o Acolhimento Institucional de Familiar de Crianças e Adolescentes estarão aqui.

Palestrantes que fazem a diferença e que foram determinantes para o desenolvimento de ações importantes em sua regiões.

Entre na mesma frequência, conecte-se com os melhores Profissionais de Acolhimento do BRASIL, com os melhores CASES DE SUCESSO da Assistência Social, deixe a sua marca!

EVENTO PADRÃO CAIRO

São mais de 25 mil de profissionais impactados nos 5 anos de história de Cairo Instituto, que levaram para seus municípios nossa principal premissa: a de ''mudar vidas''. 

O Padrão Cairo Instituto no Brasil inteiro.

EXPERIENCIE EVENTOS PRESENCIAIS

A imersão presencial em nossos eventos oportuniza além

do conhecimento adquirido das palestras apresentadas, também o network com técnicos e profissionais do Brasil todo.

Familia-Acolhedora_edited.jpg

NEUSA CERUTTI

Assistente Social, Bacharel em Direito, e pesquisadora da área da infância e juventude pela UNIOESTE, vinculada ao CNPQ. Mestre em Serviço Social pela UNIOESTE, Coordenou o Serviço de Acolhimento Familiar de Cascavel, durante 11 anos; Palestrante em eventos Nacionais e internacionais. Trabalhou na implantação do Serviço de Acolhimento Familiar em 60 municípios brasileiros, é Especialista em Fundamentos do Trabalho do assistente social e especialista em prevenção a violência intrafamiliar contra a criança eo adolescente.

8.png

NATALIA FIGUEIREDO

Assistente Social (ESS/UFF). Doutoranda em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Mestre em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Diretora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RJ) nas gestões "Quem Cede a Vez Não Quer Vitória" (2020-2023) e "Não Temos Tempo de Temer" (2017-2020). Servidora pública do Município de São Gonçalo. Professora do Curso de Especialização em Pedagogia Social FE/UFF. Vencedora do IX Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social na categoria “Trabalhos em Serviço Social”. Assessora Técnica para Serviços de Acolhimento, atuando a mais de 12 anos na área.

7.png

LUCIMAIRA
CABREIRA

Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense, possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Paranaense. Possui curso de formação em Gestão de Políticas Públicas para Infância e Juventude, pela Unioeste. Especialista em planejamento municipal e políticas públicas de fronteiras pela Unioeste. Mestranda em Biociência e Saúde pela UNIOESTE. Atua como psicóloga na Secretaria de Assistência Social de Cascavel, atuou no Programa Família Acolhedora, no CREAS no atendimento de crianças vítimas de violência. Atua como psicóloga cedida ao Tribunal de Justiça do Paraná, atuando na Comarca de Cascavel/Pr.

1.png

CARLOS NICODEMOS

Advogado com formação jurídica pela Universidade Gama Filho (graduação, 1990). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Bétehencort da Silva/Rio de Janeiro(1996). Especialista em Direitos Humanos pela Universidad Complutense de Madri/España(1999). Diplomado Superior em Direito Penal pela Universidad Nacional de Educación a Distancia- Madrid/España( 2002). Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Estado do Rio de Janeiro ( 2009/2010). Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes(2014/2015. Professor de Direito Penal, Criminologia e Direito da Criança e do Adolescente na de UNIGRANRIO( 1195-2008), Faculdade de Direito de Valença( 2001/2002), IBMEC (2008/2010) UCAM( 2002 até o momento). Fundador da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal (1993).

2.png

DAIANI SANGALETTI

Graduada em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2013). Formação em Psicoterapia Corporal pelo Instituto Hólon (2014). Pós-graduada em Sistema Único de Assistência Social - SUAS e Trabalho Interdisciplinar pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC (2016). Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional com Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG (2020). Atualmente é pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela Rhema Educação. Possui formação e experiência nas áreas de psicologia social, escolar e cínica. Realiza cursos, formações e palestras com temas nas políticas de assistência social e educação. Atua como psicóloga clínica na abordagem corporal/reichiana. Currículo Lattes: Currículo Vitae disponível em: http://lattes.cnpq.br/6900048273906103.

4.png

JANICE MERIGO

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela - PUC/RS, Especialista em Serviço Social e Competências Profissionais pela UNB, Docente do Curso de Serviço Social na UNIFRA (2002 a 2007) e da UNISUL (2007 a 2014), Docente em Cursos de Pós-graduação na UNISUL, UNIPLAC, UNOESC (São Miguel do Oeste e Pinhalzinho), UNESC, UNIARP e SATC, Coordenadora de Formação da Escola de Gestão Pública Municipal (2008 a 2015), Ministrou Cursos de Formação sobre a Política de Assistência Social na EGEM (SC) e IGAM (RS), Coordenadora do Colegiado Estadual de Assistência Social das Associações de Municípios (2009 a 2015). Ministrou o Curso de Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS, junto a Rede de Educação Permanente do SUAS CAPACITASUAS, no Estados de SC, RS e PA, Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social CEAS (2009/2012), Conselheira Estadual de Assistência Social (2019-2021) e membro da Comissão de Organização da Conferência Estadual de Santa Catarina (2019).

5.png

JOÃO BOTEGA

Mestre em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC). Membro auxiliar da Corregedoria Nacional e colaborador da Comissão da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

6.png

LILIANE PEREIRA

Assistente Social, pós-graduada em Gestão Ambiental – FUCAP, cursando  Pós-graduação em Conciliação e Mediação de Conflitos. É assistente social há 5 anos na área da educação no município de Criciúma, atuando interdisciplinarmente em atividades de ingresso, atendimento a estudantes e famílias, processos formativos e atuação no território. Possui experiência na gestão e proteção social básica da Política de Assistência Social.

10.png

SILVIA ALINE FERREIRA

Assistente Social e Pedagoga. Doutora em Geografia pela UNESP.  Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNOESTE. Pós Graduada em Trabalho Social com Famílias pela FACON. Pós Graduada em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais pela EAD da UNB. Atuou como facilitadora do Programa Capacitasuas no PA, MS e RS. 

3.png

GISELE CASTANHEIRA

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário FAG. Especialista em Psicologia Jurídica pelo Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Pequeno Príncipe. Especialista em Psicologia Hospitalar com ênfase em Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Jurídica, Psicologia Social, Direito da Infância e da Juventude.

logo-seminario-acolhimento-2024.png

PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRO DIA

Palestra Magna: História da Criança e Adolescente no Brasil e o Panorama dos Acolhimentos Institucional e Familiar 

Docente: Carlos Nicodemos

- Mesa: Formas de Execução dos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar nos Municípios e Experiências Regionais 

Docente: Janice Merigo

- Palestra: Reordenamento dos Acolhimentos Institucionais e a Ampliação dos Serviços de Acolhimento Familiar sob o olhar do Ministério Público  

Docente: João Botega

- Palestra: Caminhos para a reintegração: garantindo o efetivo cumprimento do direito à Convivência familiar e comunitária.   

Docente: Nathália Figueiredo

SEGUNDO DIA

Mesa: Adolescentes e o pós desacolhimento: Caminhos para a autonomia responsável

 

Mediadores: Gisele Castanheira e Neusa Cerutti

- Palestra: Saúde mental na Política da Infância e Adolescência

Docente: Lucimaira Cabreira

- Minicurso 01: O acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência

Docente: Liliane Pereira da Silveira

- Minicurso 02: Elaboração do Projeto Político Pedagógico

Docente: Nathalia Figueiredo

- Minicurso 03: Captação de Famílias Acolhedoras
   Docente: Neusa Cerutti

- (On-line) Minicurso 04: Crianças e adolescentes acolhidos: é possível manter a vinculação com os acolhedores após a adoção.
   Docente: Gisele Castanheira

- (On-line) Minicurso 05: O acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência
   Docente: Daiani Sangaletti

- Palestra: Financiamento e Utilização Eficiente dos Recursos em Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes: Desafios e Boas Práticas no uso dos recursos do FIA, Bloco da Proteção Especial e Apadrinhamento Financeiro
   Docente: Silvia Aline Ferreira

TERCEIRO DIA 

- Apresentação de Experiências Exitosas - Seminário Brasileiro Acolhimento Institucional e Familiar

- Mesa-redonda de Encerramento: Avanços e desafios nos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar e Caminhos a serem percorridos!

Palestrantes: Neusa Cerutti e Nathalia Figueiredo

                          

Apresente a Experiência de Excelência de seu município para todos os participantes.
E eleve o nível de seu acolhimento

logo-seminario-acolhimento-2024.png

INSCREVA-SE AGORA

AS VAGAS SÃO LIMITADAS

Aproveite os lotes iniciais para garantir o melhor preço e as melhores condições de pagamento para o  III Seminário Brasileiro sobre o Acolhimento Institucional e Familiar de Crianças e Adolescentes. 

A INSCRIÇÃO ON-LINE inclui:


 

  • Acesso a todos os dias de plenária;

  • Acesso ao Material digital APÓS a realização do Seminário (Será compartilhado com os participantes inscritos apenas os materiais disponibilizados e autorizados pelos palestrantes);

  • Acesso a conversas com os docentes renomados presentes no evento;

  • Acesso ao grupo exclusivo do whatsapp;

  • Certificado de participação válido em todo território nacional.

VALOR REGULAR

R$ 890,00

Para pagamento até 18/06/2024

20% de desconto do valor regular

PROMOCIONAL

R$ 710,00

Para pagamento até 04/06/2024

PROMOCIONAL

R$ 620,00

30% de desconto do valor regular

Para pagamento até 14/05/2024

PAGUE SUA INSCRIÇÃO COM RECURSOS FEDERAIS

O Decreto Nº 7.788, DE 15 DE AGOSTO DE 2012 orienta quanto à destinação dos recursos transferidos pelo FNAS ao dispor que os recursos repassados na modalidade fundo a fundo podem ser gastos no Cofinanciamento para a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de estudos e pesquisas essenciais à execução de serviços, programas e projetos de assistência social.

Os recursos destinados são:

-   
Recursos do Bloco da PSB e PSE: (conforme a NOB-RH/SUAS para custeio da capacitação, das diárias e passagens),

-   
Recursos do IGD-SUAS: (Organização, financiamento e participação em eventos de capacitação, encontros, seminários e oficinas, especialmente a participação dos conselheiros da sociedade civil, sendo: Inscrição, custeio de diárias e passagens para deslocamentos para participação em eventos, encontros, capacitações, oficinas do SUAS, inclusive fora do município).

PERGUNTAS FREQUENTES

1 . Quais são as modalidades de contratação do evento?  

As inscrições poderão ser adquiridos tanto por pessoa física, quanto por pessoa jurídica. No momento da inscrição, basta informar as informações do Órgão pagador com CPF ou CNPJ.

 

2. Quais recursos posso utilizar para participação do meu município?

Os recursos federais do cofinanciamento repassado para os municípios podem ser utilizados para pagamento das custas de inscrição, diárias e passagens aéreas. O município poderá fazer a escolha mais adequada utilizando recursos dos blocos de financiamento da PSB e PSE como também, do IGD PBF, IGD SUAS e/ou do Programa Criança Feliz.   

 

3. Como o meu município pode inscrever por Empenho? 

Cada município executa um procedimento específico, mas disponibilizamos em nosso site os documentos do Instituto necessários para contratação (clique aqui para acessar a documentação), encaminhe para o Setor de Compras/Financeiro do seu município. Lembre-se que é importante que seja especificada a quantidade de pessoas que participarão do evento. Mais informações, entre em contato através do e-mail: financeiro@cairoinstituto.org ou pelo Whatsapp 47 9249-2061.  

4. Onde realizo a inscrição de minha Experiência Municipal? 

Para realizar a inscrição de sua Experiência contate nossa Equipe para receber as orientações.

5. Recebo certificado por participar do evento?

Sim. Os certificados com carga horária de 20 horas, serão disponibilizados a todos os participantes que tiverem no mínimo 85% de presença validada através de check-in e check-out de QR CODE.   

6. Quais são as formas de pagamento disponíveis?  

As inscrições poderão ser pagas através de cartão de crédito, boleto, pix ou empenho.   

 

7. Será emitida nota fiscal?

Sim. Todos os participantes que tiverem seu pagamento confirmado receberão a nota fiscal por e-mail em até 48 horas, após a confirmação do pagamento. 

8. Dúvidas sobre Emissão de Nota Fiscal e Boleto, como contatar?

Você pode falar com a nossa equipe de financeiro do e-mail: financeiro@cairoinstituto.org

Através do Whatsapp (47) 9249-2061.

 

9. Em caso de dúvidas como entro em contato?  

Você pode falar com a nossa equipe através do e-mail: contato@cairoinstituto.org

Através de nosso telefone comercial (47) 2122-3605 ou whatsapp (47) 99960-1220

 

10. Posso cancelar minha compra?  

Em até 20 dias úteis antes do evento, é feito o ressarcimento do valor total pago na INSCRIÇÃO, exceto se o prazo de cancelamento da nota fiscal esteja expirado, neste caso será fornecida CARTA CRÉDITO.

Em caso de solicitação de cancelamento em nos de 20 dias antes do evento é emitida CARTA CRÉDITO.

Solicitar o cancelamento através do e-mail financeiro@cairoinstituto.org

 

11. Posso solicitar a troca de titularidade da minha inscrição? 

Sim. Para alterar a titularidade de inscrição entre em contato através do e-mail: financeiro@cairoinstituto.org

 

12. Hospedagem, alimentação e transporte estão inclusos na inscrição? 

Não comercializamos a hospedagem, porém o Hotel onde acontecerá o evento dispõe de tarifa diferenciada aos participantes de nosso SEMINÁRIO. (Solicitar informações sobre local do evento em nosso whatsapp).

A INSCRIÇÃO inclui o almoço e coffee breaks para 2 dias de Seminário que serão especificados na confirmação de inscrição. Demais refeições ficam sob responsabilidade de cada participante. Não fornecemos quaisquer serviço de transporte. 

 

13. O evento será 100% presencial?  

Este eventos terá possibilidade de inscrição presencial ou on-line

14. O evento será transmitido em algum canal? 

O evento será transmitido aos participantes inscritos na modalidade on-line via sala privada no Google Meet.

15. Qual o prazo de envio do Formulário de Experiências Municipais? 

Serão aceitas inscrições para apresentação oral até o dia 15/05/2024 ou até que as vagas sejam preenchidas;

bottom of page